Biografia de Brasileiro

CARLOS BRASILEIRO nasceu em Senhor do Bonfim, no dia 04 de fevereiro de 1960, filho do agricultor Atacias Batista Brasileiro e da costureira Aderalcy Lopes Brasileiro. Casado com Maria de Fátima Souza Brasileiro, tem duas filhas: Carina e Indira Souza Brasileiro. É funcionário da Caixa Econômica Federal há 28 anos.
CARLOS BRASILEIRO sempre estudou em Escolas Públicas, cursou o Ensino Fundamental na Escola Municipal de Quicé, o curso médio no Colégio Estadual de Senhor do Bonfim e Centro Educacional de Periperi, onde se formou em Contabilidade, cursou Eletrotécnica na Escola Técnica Federal da Bahia e Engenharia Sanitária, por 2 anos, na Universidade Federal da Bahia.
A vida político-social de CARLOS BRASILEIRO tem início nos seus 12 anos de idade, quando, na sua comunidade, participa ativamente da organização de torneios de futebol, de festas envolvendo comunidades vizinhas e de grupos de estudos da Igreja. Aos 17 anos de idade, morando em Paripe e estudando em Periperi, Subúrbios Ferroviário de Salvador, também sob a coordenação da Igreja, participa de atividades sócio-educativas nas periferias de Paripe, São Tomé de Paripe, Coutos, Periperi e Plataforma.
Como estudante, CARLOS BRASILEIRO participou de organizações estudantis, a exemplo do Centro Cívico do Colégio Estadual de Senhor do Bonfim. Ao chegar na UFBA, em 1981, engaja-se também nos movimentos estudantis, filiando-se ao Partido dos Trabalhadores, participando de várias atividades pró redemocratização do Brasil.
De volta à sua terra natal, ingressa na Caixa Econômica Federal, e de imediato retoma com intensidade a sua vida; defende a Seleção Bonfinense de Futebol por duas vezes no Campeonato Intermunicipal promovido pela FBF; é eleito presidente da LDB – liga Desportiva de Bonfim em 1989 e em 1990 consagra-se campeão baiano como Treinador da Seleção Bonfinense de FUTSAL pelos Jogos Abertos do Interior, promovido pela SUDESB. Em 1993 é convidado a ser Diretor Social do Campo Clube de Senhor do Bonfim onde, por haver contribuído para o aumento do numero de associados e, por ter tornado o clube mais popular e mais freqüentado pela família bonfinense, recebe homenagem honrosa dos Associados e Dirigentes da época.
A intensa atividade social e participação popular de CARLOS BRASILEIRO o credencia para, junto com o Partido dos Trabalhadores, Partidos Progressistas e a Sociedade organizada de Bonfim, coordenar um dos mais importantes movimentos daquela época: ÁGUA DO SÃO FRANCISCO JÁ, ocorrido em abril de 1994, que levou à BR-407, mais de 10 (dez) mil pessoas reivindicando do Governo do Estado água em quantidade, como fonte de abastecimento e fortalecimento do desenvolvimento regional, o que culminou com a construção das Barragens do AIPIM e PONTO NOVO, que agora vão servir às Cidades de Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Andorinha e Senhor do Bonfim. Neste mesmo ano CARLOS BRASILEIRO é convidado pelo PT e por segmentos da sociedade bonfinense e regional a concorrer nas eleições como Deputado Federal, ficando na 2ª suplência. O mesmo aconteceu em 1998 quando obteve, aproximadamente, 27 mil votos.
Em 2000 CARLOS BRASILEIRO elege-se Prefeito de Senhor do Bonfim, com 56% dos votos e reeleito em 2004 com 64% dos votos. Com a sua Equipe, realizou administrações extraordinárias, sendo reconhecido a nível regional, estadual, nacional e internacional, quando foi premiado por 11 vezes, sendo destaque: na EDUCAÇÃO, a diminuição da evasão escolar e do analfabetismo, a potencialização da educação infantil, a valorização dos servidores, implementando, inclusive, o Plano de Cargos e Salários; na SAÚDE, com a redução da mortalidade infantil e ampliação da rede de serviços e especialidades, o que levou a sair de um orçamento de R$170mil/ano, para 1.020 mil/ano, que, em termos percentuais significam um aumento de 500%; na Área SOCIAL, implantou 7 programas voltados para o atendimento às crianças e aos adolescentes, recebendo, por 2 vezes o Selo UNICEF – Municipio Aprovado, 2 programas voltados para o atendimento ao idoso, sendo um deles UATI – Universidade Aberta da Terceira Idade; na área FINANCEIRA, recebeu 1 prêmio em cada mandato, pela aplicação correta dos recursos públicos, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal, equilibrando as finanças municipais e promovendo o aumento do orçamento de 18 milhões/ano, para 42 milhões/ano, o que representou um aumento de 133%, em 8 anos de governo.
Com este espírito de homem público comprometido com o país, preocupado com as desigualdades sociais, alinhado com o empreendedorismo, conhecedor das potencialidades e necessidades da sua região e do estado que CARLOS BRASILEIRO foi eleito deputado estadual na eleição de 2012, com o apoio de mais de 39 mil baianos. No mesmo ano de sua posse, em 2011, foi convidado pelo governador Jaques Wagner a fazer parte do governo, assumindo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), onde desenvolveu diversas ações que culminaram com a ampliação de vários programas sociais do governo estadual.
Em abril de 2012, retornou para a Assembleia Legislativa, para também desenvolver ações que promovam a garantia dos diretos da sociedade baiana, com a proposição de projetos, sugestão de novas fontes de recursos no orçamento e desenvolvimento de atividades que incrementem os investimentos regionais nas áreas, sobretudo na área social, seja em habitação, educação, saúde, assistência social, qualificação, e também na inclusão socioprodutiva.